Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Anunciadas sessões especiais do festival InShadow

 

A 5ª edição do festival InShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias vai decorrer de 28 de Novembro a 8 de Dezembro e tem programados uma diversidade de acontecimentos artísticos que aliam "imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia".

 

Foram já anunciadas, como parte da programação, as sessões especiais comissariadas. Destacam-se:

 

Frank Boulègue & Marisa C. Hayes, que apresentam a 1 de Dezembro um projecto do Festival Internacional de Video-Dança de Burgundy que "examina a noção do colectivo, em homenagem ao primeiro centenário do icónico Le Sacre du Printemps (A Sagração da Primavera). Treze artistas dos cinco continentes colaboraram para explorar a sua visão desta obra-prima culturalmente relevante. Para além desta, uma selecção adicional de obras recentes de vídeo-dança francesas direccionadas para relações pós-coloniais, consumismo, identidade e outras preocupações universais."

 

Anna Alexandre, convidada para representar o projecto Desarts, pertencente ao festival DesCinés - DADC, propõe a 3 de Dezembro a exploração das "relações entre a Dança e o Cinema através de projecções, conversas, workshops e demonstrações que lidam com diferentes estéticas."

 

Alice Carmelino, em representação da Numeridanse.tv, um projecto daLa Maison de la Danse, apresenta a 5 de Dezembro uma "biblioteca virtual e internacional de vídeos de dança criada pela La Maison de la Danse. Esta ferramenta reuniu até agora mais de 1000 vídeos sobre dança: excertos de trabalhos de coreógrafos internacionais, documentários, entrevistas e recursos formativos para o público jovem."

 

Nicolas Villodre, daCinémathèque de la Danse/CND, traz a 6 de Dezembro um programa que demonstra a "diversidade de abordagens" e "riqueza estilística" da "nova geração de coreógrafos em ascensão no final dos anos 70 na França", que "começou também a dirigir filmes e vídeo-dança" como resultado do legado de "Loïs Fuller, um dos primeiros coreógrafos que passaram pelo acto cinematográfico, e de Mara Deren, assistente de Katherine Dunham, que dirigiu filmes de dança e distinguiu "filmes de dança" de "dança para filme" e "screen dance", depois de Maurice Béjart e Pina Bausch."

 

O programa completo para as sessões da edição deste ano do festival InShadow pode ser consultado aqui.

 

Consulta também o site do festival aqui.